Guto Índio da Costa

Nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em Design Industrial no Art Center College of Design. Hoje coordena os núcleos de design e transporte da Indio da Costa A.U.D.T (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte), responsáveis por dezenas de projetos, muitos dos quais alcançaram grande sucesso e receberam diversos premios internacionais.

Membro do Conselho Consultivo de Design do Estado do Rio de Janeiro desde 2006, foi diretor e ex-vice presidente da Abedesign, co-fundador do Centro Brasileiro de Design Industrial (CBDI), promotor de diversas exposições e eventos de design. Foi também membro do juri de diversas premiacoes nacionais e internacionais, entre elas o L'Observeur du Design (França), o D&AD (Inglaterra), o Red Dot (Alemanha) e o Compasso D'Oro (Italia) e é colaborador da Revista Arc Design onde escreve artigos regularmente.

Linha Planos

Premiada na 30a Edição do Museu da Casa Brasileira nasceu da parceria da Estofados Itália com GIC.

O projeto destaca-se graças à proposta inovadora de composição por estruturas modulares de metal de traços leves e contemporâneos. 

- Sofás normalmente são caixotes forrados de tecido. Quis desafiar essa lógica, trocando o caixote por uma estrutura delgada, visualmente leve e sofisticada, introduzindo no universo dos estofados a linguagem contemporânea do design. O resultado é um equilíbrio entre modularidade, robustez e leveza - conta Guto.

A Linha inclui poltronas e sofás modulares, em versões simétricas ou assimétricas, o que permite combinações diferentes. A estrutura metálica solta o volume do piso, que parece flutuar e possibilita novos parâmetros na percepção de leveza, na redução de volume e na forma de construir os estofados.

Segundo o conceito de Guto, a estrutura metálica parece flutuar e possibilita novos parâmetros na percepção de leveza, na redução de volume e na forma de construir os estofados. Forradas de couro, com corte a laser de alta precisão, as chapas de metal tem bordas aparentes, finalizadas com cadarços de couro. Para o designer, o resultado é um equilíbrio estético entre industrial e artesanal, robustez e leveza.

- Todo desmontado, o sofá sobe facilmente por qualquer elevador e é facilmente montado na sua sala. Isso é um grande diferencial do conceito de design - ressalta Guto.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle